A Expolivro – Paixão Pela Leitura – se despede de Mogi das Cruzes na quarta-feira (15 de setembro), mas as atrações oferecidas pelo projeto itinerante poderão ser conferidas até segunda-feira (13 de setembro) no largo do Rosário (praça da Marisa). Para o encerramento, está prevista a presença de Pedro Dong, presidente do Instituto Vida para Todos (IVPT), responsável pela iniciativa. Dong participará de uma sessão de autógrafos e ministrará a palestra “O amor, o elo da perfeição”, às 10 horas. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários.
Esta semana, a programação continua com atividades de contação de histórias, sempre às 10 horas e das 14 às 16 horas, e palestras diversas. Na sexta-feira (10 de setembro), o tema abordado será “Por que o homem é tão especial?”, que será conduzido por Jones Santana, um dos coordenadores do IVPT, às 11 horas e às 16 horas. No sábado (11 de setembro), o assunto abordado será “Casamento: investir ou desistir?”, pelo economista Vilmar Carrero e Lia Carrero, que há 15 anos atua no cuidado de mulheres.
A ação também se desloca até as escolas interessadas em receber uma de suas atrações. As atividades são destinadas a todas as faixas etárias e à comunidade escolar, abrangendo não só alunos, mas professores, funcionários e familiares. O agendamento pode ser feito pelo número 9495-40131, com Carlos.
O coordenador do projeto, Isaac da Conceição Cajaiba, destaca que a iniciativa vem cumprindo seu objetivo de contribuir com a formação de valores que possam impactar no desenvolvimento social, educacional e cultural das pessoas:
“Depois desse longo período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, as pessoas estão precisando ainda mais de ações que favoreçam seu reequilíbrio emocional. Este é o foco de todas as atividades que realizamos”, diz.
O PROJETO
A Expolivro é abrigada em uma carreta de 14 metros de comprimento e 2,80 metros de largura que quando aberta dobra de tamanho e funciona como uma grande biblioteca e livraria que conta em seu interior com um telão, mesas, cadeiras e ar condicionado. O veículo comporta até 70 pessoas, mas devido à crise sanitária será permitido o máximo de 30 pessoas em seu interior, respeitando o distanciamento e demais cuidados.
Além do acervo literário, o espaço conta com uma série de atividades sempre focados em assuntos voltados à inteligência emocional, saúde mental, valorização da família e formação de valores.
A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) desde 1991 e já percorreu cerca de 30 cidades em todo País, além de municípios da América do Sul. Inicialmente, as atividades aconteciam em um ônibus adaptado.