- Continua depois da publicidade -
prefeitura-de-aruja

CONDEMAT+ reforça pedido ao Estado para que região passe a regular as vagas na Saúde

A regionalização da regulação de vagas na Saúde voltou a ser a principal pauta dos prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+). Durante assembleia realizada nesta quinta-feira (25), os chefes dos Executivos municipais definiram como prioridade reforçar junto ao Governo do Estado o pedido para que o sistema de regulação passe a ser regionalizado, medida considerada estratégica para agilizar o atendimento à população.

O entendimento entre os municípios é de que a gestão regional das vagas permitirá maior eficiência no encaminhamento de pacientes e reduzirá as dificuldades enfrentadas atualmente pelas administrações municipais na busca por atendimento especializado.

A reivindicação não é inédita. O pleito já havia sido apresentado ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e ao governador Tarcísio de Freitas em reuniões anteriores, incluindo a cerimônia de posse da atual diretoria do CONDEMAT+, realizada em janeiro. Agora, com o consenso firmado entre os prefeitos, um novo encaminhamento será elaborado para reforçar a solicitação ao Governo do Estado.

Balanço do semestre

Além da discussão sobre a saúde, a assembleia foi marcada pela apresentação do balanço das atividades desenvolvidas pelo consórcio ao longo do primeiro semestre de 2026. A diretoria destacou a realização de aproximadamente 40 ações regionais, entre capacitações técnicas, eventos integrados, articulações institucionais com o Governo do Estado, operações conjuntas e participação em fóruns voltados ao fortalecimento das políticas públicas regionais.

Presidente do CONDEMAT+ e prefeito de Arujá, Luis Camargo avaliou positivamente o trabalho desenvolvido pelo consórcio nos primeiros seis meses do ano e ressaltou a importância do alinhamento entre os municípios.

“Além de reafirmarmos um pleito histórico, que é a regionalização da regulação de vagas, fizemos um importante balanço das atividades do consórcio. Neste primeiro semestre tivemos um saldo muito positivo, com cerca de 40 ações desenvolvidas pelo CONDEMAT+. O encontro foi essencial para alinharmos os próximos passos, fortalecer o trabalho regional e garantir que os municípios sigam avançando juntos”, afirmou.

A reunião contou com a participação dos prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Rodolfo Marcondes (Salesópolis) e Lucas Sanches (Guarulhos), além dos vice-prefeitos Rogério Tarento (Itaquaquecetuba) e Téo Cusatis (Mogi das Cruzes), entre outras lideranças regionais.

InícioAlto TietêCONDEMAT+ reforça pedido ao Estado para que região passe a regular as...