Itaquaquecetuba

Itaquá recebe prêmio do projeto de mediação de conflitos no ambiente escolar

O projeto “De pequeno que se aprende a conciliar”, aplicado nas escolas municipais de Itaquaquecetuba, conquistou o prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria instrutores de mediadores e conciliadores.

A premiação busca homenagear instituições que apresentaram práticas que podem contribuir para a solução consensual de conflitos. A iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) é resultado de uma parceria com a Secretaria de Educação de Itaquá.

O município é o primeiro do país a receber o projeto que auxilia na redução de conflitos entre os estudantes com a aplicação de técnicas de conciliação e mediação, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo.

“Estamos orgulhosos do resultado dessa iniciativa. O projeto veio para agregar o nosso processo de ensino e de aprendizagem. Essa é mais uma ferramenta pedagógica que trouxe oportunidade para as crianças aprenderem a resolver conflitos”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

O projeto tem como ponto de partida a série de livros infantis sobre conciliação de autoria da conciliadora Rosane Antunes, que aborda de forma lúdica as ferramentas da conciliação a partir de brincadeiras infantis, explorando conceitos como escuta ativa, empatia e respeito ao próximo.

Em agosto de 2024, 40 estudantes visitaram o Tribunal e foram recebidos por magistrados, servidores e pelo presidente do TRF3, Carlos Muta. Em outubro, foi inaugurada uma sala de conciliação na EMEB Vereador Augusto dos Santos.

“Tivemos uma queda de 30% no número de conflitos no ambiente escolar. Esse projeto chegou para contribuir ainda mais com a educação dos nossos estudantes. Queremos oferecer acesso a boa convivência para que eles construam relacionamentos saudáveis. Ser a primeira cidade e essa premiação com certeza nos motiva ainda mais”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

A solenidade de entrega do prêmio aos vencedores será no 19 de maio, na sede do CNJ, em Brasília, no Distrito Federal. A premiação é um reconhecimento de iniciativas autocompositivas que destacadamente contribuem para a pacificação de conflitos, o aprimoramento e a eficiência do Poder Judiciário.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Prefeita Mara Bertaiolli recebe diretora do CAF no Brasil e destaca retomada de parceria para acelerar obras

A prefeita Mara Bertaiolli recebeu na quinta-feira (03/04), no gabinete, a diretora representante do Banco…

16 horas ago

Seu Amigo Pet terá 2ª edição em Jundiapeba e inscrições para castração acontecem nos dias 10 e 11 de abril

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e…

16 horas ago

Seletiva para formação da equipe de atletismo para os Jogos da Melhor Idade acontece nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza na próxima terça-feira (08/04) uma seletiva para…

16 horas ago

Avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, recebe ação voltada à segurança viária

A avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, recebeu nesta quinta-feira (03/04) uma ação voltada…

16 horas ago

Nogueirão passa por manutenção para recuperação da qualidade do gramado

O gramado do estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro, o Nogueirão, está recebendo um trabalho intensivo…

16 horas ago

Mogi das Cruzes faz lançamento da campanha Imposto de Renda do Bem 2025

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na tarde desta quinta-feira (03/04), o lançamento da…

19 horas ago