Visivelmente emocionado, o presidente da Câmara Municipal de Suzano, Arthur Takayama (PL), celebrou a abertura da segunda edição do Festival da Imigração Japonesa. Promovido em comemoração aos 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, o evento reuniu, nesta sexta-feira (26), no pátio da Câmara Municipal de Suzano, autoridades, lideranças e representantes da comunidade nipo-brasileira e teve como objetivo principal homenagear a personalidades que contribuem para preservar e fortalecer a cultura japonesa em Suzano e em toda a região.
Por meio de manifestações culturais, gastronomia típica e apresentações artísticas, o festival também teve caráter social, com arrecadação de recursos destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Suzano. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas auotoridades municipais e representantes da comunidade nipo-brasileira, dentre elas o prefeito de Suzano, Pedro Ishi (PL) e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi.
Instituído no calendário oficial de eventos do município por meio de lei de autoria de Takayama, o festival tem como objetivo valorizar a contribuição da comunidade japonesa para a formação histórica, econômica, cultural e social de Suzano.
“Este festival é uma forma de agradecer e reconhecer a contribuição da comunidade japonesa para a construção da história de Suzano. São famílias que ajudaram a desenvolver a agricultura, o comércio, a educação e tantos outros setores da nossa cidade. É motivo de muito orgulho ver essa tradição fortalecida e fazer parte de um evento que preserva esse legado para as futuras gerações”, destacou Takayama.
Além da programação aberta ao público, o evento foi encerrado na noite de sexta-feira com uma sessão solene em homenagem a cerca de 35 profissionais e autoridades descendentes de japoneses que atuam em diferentes áreas do serviço público e da sociedade civil. Entre os homenageados estavam policiais militares, policiais civis, arquitetos e representantes de outras categorias profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do município.
“A comunidade nipo-brasileira faz parte da identidade de Suzano. O espírito empreendedor, o respeito às tradições e a dedicação ao trabalho ajudaram a construir a cidade que conhecemos hoje. Esse Festival valoriza essa história e aproxima a população de uma cultura que está presente no nosso dia a dia”, disse o Prefeito.
Outro destaque da programação foi a ação solidária promovida durante o festival. Parte da arrecadação obtida com o evento será destinada à compra de cobertores para a Campanha do Agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade de Suzano. A mobilização reforça o caráter social da iniciativa, unindo valorização cultural e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
“O Arthur, mais uma vez, conseguiu renovar essa festividade e valorizar ainda mais as comemorações da imigração japonesa em Suzano. Ficamos felizes em ver eventos como este contribuindo também para fortalecer essa corrente do bem e levando mais conforto e acolhimento às pessoas que mais precisam em nossa cidade. E quem ainda quiser contribuir pode continuar fazendo sua doação, mesmo após o dia 7, porque todos os anos buscamos ajudar as famílias que mais precisam”, destacou a primeira dama.
As comemorações encerram-se ainda na noite de ontem (26), após a última sessão solene do semestre homenagear profissionais e autoridades que representam a origem da imigração japonesa na cidade.

