Suzano

Suzano realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (08/04) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O encontro aberto ao público será das 9 às 16 horas, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro), tendo como objetivo a apresentação de ideias para a construção da Política Nacional de Saúde Mental. Nos próximos meses o debate será elevado às esferas estadual e federal.

Nesta primeira edição, o tema será “Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. A conferência será encabeçada pela Raps e suas respectivas equipes, sendo um encontro convocado pelo Conselho Nacional de Saúde. Especialmente neste período de retomada, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deve pautar as discussões. Segundo a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, toda população foi impactada de alguma forma com os efeitos da pandemia.

“Este é um tema que afeta toda a comunidade, por isso contamos com a participação do público. A ideia é entender melhor esses novos desafios na Saúde Mental para que possamos elaborar propostas assertivas e garantir ações, projetos e equipamentos que atendam às necessidades dos usuários. Conquistas e mudanças para a Saúde Mental no Brasil vieram a partir de movimentos populares como este. Um grande exemplo foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo que em Suzano contamos com quatro unidades”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, endossa a ação, reforçando a importância da participação pública. “Este é um evento voltado à comunidade, não só a profissionais da área. Para nós, enquanto gestores e articuladores em Saúde, é muito necessário esse contato próximo para que possamos desenvolver um trabalho cada vez melhor no serviço público. Nosso objetivo é ouvir a população e debater ideias para a formulação de uma política nacional que vá ao encontro das dificuldades encontradas”, pontuou.

Após a etapa municipal, a conferência segue para atividades restritas a delegados eleitos, com encontro em macrorregião programado para o dia 6 de junho. A fase estadual está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de junho. Já a etapa nacional acontecerá de 8 a 11 de novembro.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Com rompimento politico, Poá anuncia mudança na Secretaria de Segurança e vice deixa a pasta

A Prefeitura de Poá anunciou nesta sexta-feira (02/05) o encerramento da designação do vice-prefeito Delegado…

10 horas ago

Arujá vai fazer 173 anos com shows de Gustavo Mioto, Dennis DJ e Alexandre Pires

Com muito trabalho e dedicação, chegamos ao mês de maio com os 100 primeiros dias…

10 horas ago

Arujamerica agora tem uma nova praça com pista de caminhada e pista de skate revitalizada

Nesta quinta-feira (1°), feriado de Dia do Trabalho, a Prefeitura de Arujá, em parceria com…

10 horas ago

Corrida do Trabalhador reúne mais de mil pessoas em Guararema

Já é tradição: em todo dia 1º de maio a Prefeitura de Guararema organiza a…

11 horas ago

No Dia do Trabalhador, Prefeitura de Guararema compartilha avanços na geração de emprego e renda

Além de parabenizar todas as pessoas que exercem um papel fundamental no comércio, no setor…

11 horas ago

Itaquá avança na mobilidade com entrega do Terminal Urbano Manoel Feio

A Prefeitura de Itaquaquecetuba reinaugurou nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, o Terminal Urbano Engenheiro…

11 horas ago