A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (08/04) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O encontro aberto ao público será das 9 às 16 horas, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro), tendo como objetivo a apresentação de ideias para a construção da Política Nacional de Saúde Mental. Nos próximos meses o debate será elevado às esferas estadual e federal.
Nesta primeira edição, o tema será “Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. A conferência será encabeçada pela Raps e suas respectivas equipes, sendo um encontro convocado pelo Conselho Nacional de Saúde. Especialmente neste período de retomada, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deve pautar as discussões. Segundo a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, toda população foi impactada de alguma forma com os efeitos da pandemia.
“Este é um tema que afeta toda a comunidade, por isso contamos com a participação do público. A ideia é entender melhor esses novos desafios na Saúde Mental para que possamos elaborar propostas assertivas e garantir ações, projetos e equipamentos que atendam às necessidades dos usuários. Conquistas e mudanças para a Saúde Mental no Brasil vieram a partir de movimentos populares como este. Um grande exemplo foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo que em Suzano contamos com quatro unidades”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, endossa a ação, reforçando a importância da participação pública. “Este é um evento voltado à comunidade, não só a profissionais da área. Para nós, enquanto gestores e articuladores em Saúde, é muito necessário esse contato próximo para que possamos desenvolver um trabalho cada vez melhor no serviço público. Nosso objetivo é ouvir a população e debater ideias para a formulação de uma política nacional que vá ao encontro das dificuldades encontradas”, pontuou.
Após a etapa municipal, a conferência segue para atividades restritas a delegados eleitos, com encontro em macrorregião programado para o dia 6 de junho. A fase estadual está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de junho. Já a etapa nacional acontecerá de 8 a 11 de novembro.
Santo padroeiro é celebrado nesta segunda-feira (20) e os serviços essenciais seguem funcionando normalmente. Serviços…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano autuou a responsável por um acidente que causou…
O Mercado Municipal de Suzano, situado entre as ruas Konoe Endo e Nove de Julho,…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba fez uma grande apreensão na madrugada desta sexta-feira…
Os atendimentos veterinários gratuitos em clínicas conveniadas de Suzano terão início na próxima terça-feira (21).…
A obrigatoriedade de instalação de câmeras de monitoramento, alarmes e outros dispositivos de segurança nas…