Domingo, Maio 18, 2025
24.7 C
São Paulo
Domingo, 18 Maio ,2025
- Continua depois da publicidade -

Conselho Tutelar faz quase mil atendimentos durante o primeiro semestre

O Conselho Tutelar de Suzano está recebendo os moradores em dois polos na cidade, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana, sob o esquema de plantão. Com uma unidade localizada no centro e outra no bairro Cidade Boa Vista, o órgão autônomo conta com acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para promover o atendimento a questões voltadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Tutelar 1 está localizado na rua Barão do Rio Branco, 249, do bairro Vila Costa, região central de Suzano, enquanto o Conselho Tutelar 2 está instalado na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, Boa Vista. O telefone de contato para o primeiro Conselho é (11) 4748-5940, enquanto que para o segundo é o número (11) 4748-8188.

Entre os serviços oferecidos por ambos os polos estão as ações relacionadas às medidas protetivas aos direitos dos jovens em situações domésticas, escolares ou de outros níveis em relações interpessoais ao verificar denúncias feitas de forma remota, por telefone, ou presencialmente, com os interessados dirigindo-se aos conselhos.

Atualmente, o órgão conta com dez conselheiros, com cinco em cada unidade, coordenando as ações no atendimento de mais de cem famílias. A exemplo, no primeiro semestre de 2021, o Conselho Tutelar 1 realizou 500 atendimentos presenciais, cumprindo mais de 800 ações de visitas a residências e direcionamentos nos plantões.

Por sua vez, o Conselho Tutelar 2 realizou 488 acompanhamentos, somando 768 casos entre visitas e ocorrências, atendendo a população da região norte no processo. Considerando o número total, o órgão somou 988 atendimentos e 1.568 visitas, acolhendo demandas de aproximadamente cem famílias.

Na visão da conselheira Sônia Pimenta, a atuação do grupo promove uma confiança especial com os jovens assistidos, que sabem da existência de um modo para denunciar ou encontrar apoio. “O Conselho Tutelar tem vários canais de contato, seja pelos nossos números de telefone, contato por e-mail ou no presencial, direcionadas aqui nas sedes do conselho. Acima de tudo, agimos para que os jovens e seus familiares se sintam apoiados em situações de risco, independentemente de sua natureza”, completou.

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a atuação promove os cuidados necessários com os atendidos, que precisam do apoio da iniciativa, sejam eles vítimas de abusos ou autores de denúncias anônimas. “Este é um serviço importante, pois amplia a atenção e os cuidados específicos para os jovens e adolescentes da nossa cidade. Tudo isso é muito positivo para seguirmos juntos em prol dos jovens suzanenses”, afirmou.

InícioAlto TietêSuzanoConselho Tutelar faz quase mil atendimentos durante o primeiro semestre