O Serviços de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) iniciou nesta sexta-feira (07/10) a entrega dos óculos do Programa da Boa Visão. A ação garantiu 220 atendimentos na sede do órgão municipal, sendo que a previsão é de que cerca de 1,2 mil idosos sejam beneficiados com as lentes até o final da edição 2022. Ainda neste mês, começará a avaliação oftalmológica das crianças, com a estimativa de 20 mil alunos do G3 ao 3º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino e também do Sesi.
Ao longo de todo o dia, a equipe do Saspe, liderada pela dirigente e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, se empenhou na entrega. Esta é a primeira grande ação do programa após dois anos de atividades limitadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os óculos foram devidamente receitados após a avaliação oftalmológica dos idosos participantes, mediante parceria do órgão com a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Larissa, o programa é uma importante iniciativa que visa garantir mais saúde e qualidade de vida para os idosos e crianças suzanenses. “Esta é uma ação de sucesso na cidade, sendo anualmente realizada com esses grupos prioritários. O Boa Visão cumpre papel determinante porque visão é saúde. A partir da avaliação oftalmológica, além da receita dos óculos, também é possível identificar outros casos de doenças oculares, garantindo o encaminhamento para o tratamento necessário”.