A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba promoveu, nesta semana, um evento de acolhimento aos agentes comunitários de saúde e reuniu cerca de 150 profissionais que desempenham um papel fundamental no atendimento à população.
O encontro contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, do vice-prefeito Rogério Tarento e do secretário de Saúde, Gabriel Rocha. Na ocasião, foi destacado o reforço do vínculo entre os agentes e a gestão, além da importância na humanização do atendimento.
Foram discutidas estratégias para ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde e como parte das ações, foi definido um cronograma anual de reuniões ordinárias a cada dois meses para garantir o acompanhamento, capacitação e atualização dos profissionais.
“Reuniões como essa são importantes porque valorizam os servidores e reforçam a necessidade de um atendimento acolhedor e eficiente. Somos uma das principais frentes de atendimento, então é fundamental que o acolhimento ocorra de forma assertiva”, explicou o secretário.
Os agentes comunitários também puderam dialogar diretamente com a gestão, bem como os representantes da Vigilância em Saúde, da Diretoria de Atenção Primária e Especializada e da Secretaria Adjunta de Gestão do SUS.
“Estamos alinhados para reforçar nosso compromisso em cuidar das pessoas sem deixar de cuidar de quem cuida. Isso envolve diálogo, capacitação e aproximação com os servidores, que estão todos os dias nas ruas acolhendo as demandas da população”, completou o prefeito.