As ações da Vigilância Sanitária sempre estiveram presentes no dia a dia em diferentes setores e segmentos, mas a pandemia da Covid-19 reiterou a importância da prevenção e dos estudos epidemiológicos e sanitários. Em meio a essa luta contra o novo coronavírus, as autoridades sanitárias exercem papel fundamental para evitar a proliferação do vírus e garantir proteção aos mogianos.
Nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. “Somos um órgão defensor e fiscalizador das leis e decretos que norteiam a manutenção e a promoção da Saúde”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Débora Iolanda Cardoso dos Santos.
A Vigilância Sanitária atua no cotidiano de diversas maneiras e nos mais diversos locais para garantia da qualidade dos alimentos, da água, produção e comércio de medicamentos, produtos de limpeza e higiene, cosméticos, serviços de saúde, escolas e salões de beleza, entre outros locais e produtos.
As atividades exercidas vão desde a fiscalização dos estabelecimentos, comércios e condomínios, atendimento às denúncias e realização de atividades educativas.
A importância das vistorias é evitar riscos à população na transmissão de doenças e agravos a saúde, incluindo a Covid-19, por meio de produtos, serviços, alimentos e ambientes de trabalho. Garante, ainda, que comércios e serviços adotem medidas de prevenção e segurança dos seus produtos e colaboradores.
Caso o cidadão encontre alguma irregularidade, pode fazer a denúncia pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria Municipal.