“O melhor presidente que a Assembleia Legislativa de São Paulo já teve”, “um gigante na Alesp”, “um político firme, correto e preparado para representar São Paulo”. Essas foram algumas das definições utilizadas por lideranças políticas durante o lançamento da pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), ao Senado Federal.
O evento, realizado no último final de semana, em Guarulhos, reuniu lideranças nacionais, estaduais e municipais de diversos partidos aliados que manifestaram apoio ao projeto político liderado pelo grupo do governador Tarcísio de Freitas.
Durante o encontro, o governador ressaltou a capilaridade política construída por André do Prado ao longo dos anos e a importância de sua representatividade para o Estado de São Paulo.
“Por onde passei, seja no Vale do Paraíba, em Campinas, Presidente Prudente ou no Vale do Ribeira, as pessoas respeitam e admiram o André do Prado. Chegou a hora de construir o Brasil do futuro, trazer ordem e combater o empobrecimento. É fundamental para o Estado que você esteja lá para proteger e representar São Paulo no Senado Federal”, declarou Tarcísio de Freitas.
O senador Flávio Bolsonaro também participou do ato político e afirmou que André do Prado terá a missão de honrar a confiança depositada pelo grupo político. “Vou honrar meu pai junto com vocês e junto com esse time aqui em cima desse palco. O André, eu tenho certeza, irá honrar essa posição”, afirmou.
Direto dos Estados Unidos, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro enviou um vídeo de apoio ao pré-candidato. Na gravação, destacou a intenção de caminhar politicamente ao lado de André do Prado.
“Não tem outra possibilidade se não que a gente caminhe juntos nessa chapa encabeçada pelo nosso amigo André do Prado”, afirmou. Em outro trecho, Eduardo declarou que André será “o senador mais votado de São Paulo”.
Ao discursar, André do Prado agradeceu o apoio recebido e afirmou que pretende corresponder à confiança depositada pelas lideranças políticas. “Vou honrar no Senado Federal a confiança que vocês estão me dando, principalmente a do Eduardo”, disse.
O ex-secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que também disputará uma das vagas ao Senado pelo PL, destacou a força da composição política construída em São Paulo. “Vamos fazer história nesse país. Esse é o time do Bolsonaro e do Tarcísio em São Paulo”, afirmou.
Já o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, ressaltou a experiência acumulada por André do Prado ao longo da vida pública.
“Não há um nome mais preparado para se tornar senador por São Paulo do que André do Prado. Tenho absoluta certeza de que você fará um grande trabalho defendendo a população paulista e contribuindo com o futuro do Brasil, assim como já faz em toda a sua trajetória pública”, declarou.
Trajetória política e de superação
Natural de Guararema, André do Prado é analista de sistemas e professor. Sua trajetória pessoal foi marcada pelo trabalho desde cedo. Aos 12 anos, após a morte do pai, começou a trabalhar como feirante e, posteriormente, atuou como soldador e professor de matemática na Escola Estadual Ivan Brasil, tornando-se o primeiro ex-aluno da instituição a retornar como docente.
A carreira política começou em 1992, quando foi eleito o vereador mais votado de Guararema. Posteriormente, ocupou os cargos de presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito, secretário municipal de Saúde e prefeito da cidade.
Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 2022, conquistou a reeleição com 216.268 votos e, no ano seguinte, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, cargo que ocupa atualmente.
Lideranças regionais participaram do evento
Além das autoridades nacionais e estaduais, diversas lideranças do Alto Tietê estiveram presentes no lançamento da pré-candidatura, entre elas a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, além de prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes o ex-prefeito da Capital, Rodrigo Garcia e demais prefeitos, vereadores e representantes políticos da região.

