Em alusão à campanha de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, o Centro de Convivência da Melhor Idade “Maria Picoletti” (CCMI) e a Secretaria Municipal de Educação firmaram uma parceria entre crianças e idosos suzanenses. Isso porque, por meio do projeto “Cartas para quem lê”, os alunos da rede municipal de ensino escreveram mensagens e fizeram desenhos direcionados aos “avós do coração”. Os itens foram entregues a mais de cem idosos nesta terça-feira (27/09) pela primeira-dama Larissa Ashiuchi e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, em dois pontos da cidade.
Para realização do projeto, a Educação mobilizou estudantes de diferentes idades, desde crianças da creche até alunos que estão no 5º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, foram 1.382 cartinhas feitas da forma em que o aluno se sentisse mais à vontade para se expressar, seja com frases, colagens, desenhos ou, até mesmo, a junção de todos os elementos, sempre endereçando esse carinho e dedicação aos idosos suzanenses.
Entre as escolas municipais participantes, estão a José Celestino Sanches, no Jardim Varan; Toshio Utiyama, na região central; Professora Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth; Professora Darcy Corrêa Gonçalves, na Vila Amorim; Angela Martins de Oliveira, localizada no Jardim Dora; Guiske Tadano, na Cidade Boa Vista; Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia; Professora Maria Odete Cará Gouvêa, no Jardim do Lago; e Professor Antonio Maschietto, localizada no bairro Jardim Santa Inês.
A primeira ação de entrega desta terça-feira foi na própria sede do CCMI, localizada no número 1.375 da rua Benjamin Constant, para aproximadamente 60 idosos que estavam nas aulas de coral, informática, xadrez e alfabetização. As autoridades, ao lado da coordenadora do CCMI, Adelaide Fischer, foram até as salas e explicaram o projeto para os idosos, mostrando fotos dos alunos durante a escrita das cartas e também toda a dedicação de cada um com o seu “vovô do coração”.
A ação emocionante comoveu Cleide Valejo, de 62 anos, que recebeu a cartinha da pequena Sophia. A senhora, que estava na aula de coral, chorou ao ver tanta dedicação e carinho destinado à turma. “Mesmo sendo apenas um desenho, vi o carinho na ideia e todos os elementos foram muito significativos”. Na mesma sala, Luzia Oliveira, de 70 anos, ficou encantada com a ação das crianças e relembrou os 20 anos em que trabalhou em creches da Prefeitura de Suzano. “Adorei a ideia, foi muito linda. Recebi a cartinha do Lucas, de 8 anos, e vou querer responder, com certeza” compartilhou.
Já no segundo ponto de entrega, o Complexo Poliesportivo Paulo Portela, 50 idosos foram contemplados durante o “Aulão de Ginástica da Melhor Idade”, ação organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o grupo “Só Alegria”, com a presença do secretário Arnaldo Marin Junior. Em meio às atividades, a entrega trouxe ainda mais vigor aos participantes, que receberam esse gesto de preocupação.
Para a primeira-dama Larissa Ashiuchi, que se emocionou durante as entregas, essa é a missão dos órgãos públicos, levando respeito e cuidado a quem mais precisa. “Quando pensamos em um projeto, que unisse as crianças e os idosos, foi realmente de olhar como esses dois públicos enxergam a vida e as vivências, e tornar esse momento especial para cada um. Essa é a nossa missão e foi uma sensação única ver a reação de cada um”, descreveu Larissa.
Já para o chefe da Educação suzanense, Leandro Bassini, a dedicação das crianças em fazer esse projeto foi muito importante nesse período de retomada de aulas presenciais. “Muitos alunos ficaram durante os dois anos de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) sem contato com os avós. Percebemos que todo esse amor que ficou guardado foi expresso em cada cartinha, do jeito que o aluno conseguisse se manifestar. Essa é a educação que transforma”, pontuou Bassini.
Durante as entregas, os idosos ficaram tão felizes com o presente que agora querem responder as cartinhas aos estudantes, criando um ciclo de amor e cuidado.
Escolha do público
A escolha do público-alvo do projeto, alusivo ao Setembro Amarelo, foi pensado após a divulgação nas redes sociais da Prefeitura de Suzano de drops em orientativos sobre a prevenção ao suicídio, com a enfermeira especialista em suicidologia Isabele Trindade.
No material, em que ela responde questionamentos dos munícipes, Trindade explica quais os grupos mais vulneráveis. “Os grupos mais vulneráveis, de acordo com os últimos estudos, lembrando que isso pode mudar conforme a sociedade vai evoluindo, são os idosos acima de 70 anos. A gente tem que tomar muito cuidado com esse público porque é o que mais tem crescido”, enfatiza a especialista.
Lembrando que o município possui uma ampla rede de apoio para pessoas que precisam de atendimento psicológico. Caso necessite de ajuda ou identifique casos de depressão, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…