A primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, participou neste domingo (25/09) do encerramento da 106ª Festa do Divino Espírito Santo, também conhecida como Festa do Baruel. O evento foi organizado pela Comunidade Nossa Senhora da Piedade, a qual é consagrada a capela, em parceria com as voluntárias Maura Azevedo e Rosana Cusma, e coordenada por Cristiana Ramos.
A praça onde está a igreja foi totalmente enfeitada, além de ter recebido mais flores e cores, por meio de um trabalho de paisagismo do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, e um palco foi montado para que todos pudessem participar da missa, comandada pelo padre Luiz Ricardo. Para tanto, houve apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“A nossa praça estava linda e cheia de famílias pedindo por paz e amor às pessoas, e eu sinceramente espero que este sentimento que tomou conta de todos que vieram participar da missa e da festa possa se espalhar por todo o nosso País”, destacou Larissa Ashiuchi. O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a diretora de Patrimônio Cultural, Rita Paiva, e o vereador Joaquim Rosa também participaram do evento.
Além da celebração religiosa, os participantes ainda puderam apreciar a tradicional macarronada do Baruel, onde o público pode levar para casa ou consumir na própria praça, a acolhida dos peregrinos com café da manhã e a tradicional Caminhada dos Peregrinos, que partiu da rua Barão de Jaceguai e seguiu até a capela numa caminhada superior a 10 quilômetros. “A fé nos faz superar todos esses desafios e a Festa do Baruel é uma celebração desta fé, para que possamos seguir em frente e acreditar na bondade das pessoas”, definiu a primeira-dama.
História
Desde julho de 2018 a Festa do Baruel entrou para o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e, além de ser uma celebração religiosa, a Festa do Baruel também reaviva a história de Suzano, uma vez que o evento é celebrado onde havia uma tribo de índios guaranis, antes da chegada de colonizadores portugueses.
O terreno foi explorado pela família Baruel em razão da abundância do ouro até metade do século XIX e depois se tornou uma fazenda administrada pelo capitão João Barbosa de Melo Ortiz. No final deste mesmo século, a capela que existia no local foi atingida por uma tempestade e parte da estrutura desabou. Em 1916, o imigrante italiano Roberto Bianchi deu início a reconstrução e desde então a festa é realizada para celebrar a estrutura, além de celebrar o Dia de Nossa Senhora da Piedade, que ocorre em 15 de setembro.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…