Suzano

Usuário da Atenção Psicossocial se destaca com trabalho artístico em Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promoveu nesta semana uma exposição especial com o trabalho artístico do usuário Lucas Camargo de Mattos, de 25 anos. O jovem frequenta o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) AD há dois anos e é assíduo na oficina de Expressão Artística, que garante um espaço de troca e manifestação entre os usuários.

De acordo com a psicóloga Ariadne Cirillo, membro da coordenação da RAPS, o talento do rapaz chamou a atenção dos profissionais do Caps e, assim, surgiu a ideia de se montar uma exposição especial no próprio centro de atendimento. “Buscamos incentivar e valorizar cada trabalho e conquista alcançada pelos usuários. Isso demonstra a importância de se fomentar a atenção psicossocial no município”, afirmou.

Ao todo, a oficina é acompanhada por oito usuários, sendo um projeto coordenado pelo psicólogo Juarez Palagi Gonzales e pelo enfermeiro Carlos Alberto Milanez Escorcio. “O objetivo da oficina não é ensinar técnicas artísticas, mas sim propiciar um espaço de expressão para os usuários. As obras apresentadas por Lucas Camargo são fruto daquilo que ele mesmo desenvolveu no Caps e em casa, ocupando um lugar valorizado nos espaços sociais e familiares”, completou.

A exposição foi prestigiada pelos frequentadores do centro, bem como pelos familiares e colaboradores da unidade, contando ainda com a presença de usuários de outros Caps e da diretora de Atenção Básica, Flávia Verdugo. “Me alegra saber da evolução das pessoas assistidas pela Saúde suzanense. Não é um trabalho fácil, mas cada conquista merece ser comemorada. Nada substitui a presença, a proximidade e o olho no olho com cada munícipe. Parabenizo o empenho de todos os profissionais do Caps AD e demais unidades, que desempenham um papel fundamental na Saúde e na sociedade”, concluiu.

Setembro Amarelo

No próximo mês, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da RAPS, trabalha a campanha “Setembro Amarelo”, que dialoga com a comunidade sobre o compromisso social na preservação da vida e prevenção ao suicídio. O objetivo é reconhecer sinais de alerta para orientar o indivíduo sobre o acolhimento e o apoio em todos os serviços de saúde do município ou por meio do Centro de Valorização da Vida (disk 188).

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

3 semanas ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

3 semanas ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

3 semanas ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

3 semanas ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

3 semanas ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

3 semanas ago