Suzano

Usuário da Atenção Psicossocial se destaca com trabalho artístico em Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promoveu nesta semana uma exposição especial com o trabalho artístico do usuário Lucas Camargo de Mattos, de 25 anos. O jovem frequenta o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) AD há dois anos e é assíduo na oficina de Expressão Artística, que garante um espaço de troca e manifestação entre os usuários.

De acordo com a psicóloga Ariadne Cirillo, membro da coordenação da RAPS, o talento do rapaz chamou a atenção dos profissionais do Caps e, assim, surgiu a ideia de se montar uma exposição especial no próprio centro de atendimento. “Buscamos incentivar e valorizar cada trabalho e conquista alcançada pelos usuários. Isso demonstra a importância de se fomentar a atenção psicossocial no município”, afirmou.

Ao todo, a oficina é acompanhada por oito usuários, sendo um projeto coordenado pelo psicólogo Juarez Palagi Gonzales e pelo enfermeiro Carlos Alberto Milanez Escorcio. “O objetivo da oficina não é ensinar técnicas artísticas, mas sim propiciar um espaço de expressão para os usuários. As obras apresentadas por Lucas Camargo são fruto daquilo que ele mesmo desenvolveu no Caps e em casa, ocupando um lugar valorizado nos espaços sociais e familiares”, completou.

A exposição foi prestigiada pelos frequentadores do centro, bem como pelos familiares e colaboradores da unidade, contando ainda com a presença de usuários de outros Caps e da diretora de Atenção Básica, Flávia Verdugo. “Me alegra saber da evolução das pessoas assistidas pela Saúde suzanense. Não é um trabalho fácil, mas cada conquista merece ser comemorada. Nada substitui a presença, a proximidade e o olho no olho com cada munícipe. Parabenizo o empenho de todos os profissionais do Caps AD e demais unidades, que desempenham um papel fundamental na Saúde e na sociedade”, concluiu.

Setembro Amarelo

No próximo mês, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da RAPS, trabalha a campanha “Setembro Amarelo”, que dialoga com a comunidade sobre o compromisso social na preservação da vida e prevenção ao suicídio. O objetivo é reconhecer sinais de alerta para orientar o indivíduo sobre o acolhimento e o apoio em todos os serviços de saúde do município ou por meio do Centro de Valorização da Vida (disk 188).

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Meio Ambiente leva serviços gratuitos para cachorros e gatos em ações no fim de semana

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou de uma…

13 horas ago

Multimedalhista suzanense que ensina defesa pessoal na Irlanda chega ao Brasil para divulgar livro e treinar mulheres contra a violência

Natural de Suzano-SP, Jaqueline Almeida mora na Irlanda há nove anos. Foi em 2016 que…

13 horas ago

Mara Bertaiolli entrega à Câmara projeto com maior investimento em saneamento básico da história de Mogi das Cruzes

A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis entregaram à Câmara Municipal, na tarde…

13 horas ago

Vereador Denis protocola ofício solicitando estudo para regularização fundiária no Jardim Monte Cristo

O vereador Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado, esteve hoje…

13 horas ago

Artur Takayama inicia preparativos para solenidade dos 117 anos da Imigração Japonesa

O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), se reuniu na manhã desta terça-feira…

13 horas ago

Vereador Artur Takayama pede providências para poste tombando e calçada se abrindo no Jardim Ikeda

O vereador Artur Takayama (PL) acionou a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e a…

13 horas ago