A Prefeitura de Guararema prorrogou o vencimento da parcela de março do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), este último voltado para empresas e prestadores de serviços estabelecidos na cidade.
A medida, oficializada por meio dos decretos 3991 e 3992 de 5 de março, foi adotada pela administração municipal em função da necessidade de fechamento dos serviços não essenciais causada pelo avanço da pandemia da Covid-19 no Estado de São Paulo.
O vencimento da primeira parcela dos impostos foi prorrogado até 30 de março. As outras parcelas continuam com vencimento no dia 10 de cada mês para o IPTU, e nos dias 15 de maio, agosto e novembro para o vencimento da taxa de licença de funcionamento. O ISSQN continua com o vencimento no dia 15 de cada mês.
Para os moradores que desejarem pagar os impostos na nova data, é necessário que emitam a segunda via do boleto no site da Prefeitura, ou seja, não paguem a primeira parcela do boleto que já foi encaminhado via Correios pela administração municipal.
Os contribuintes que quiserem podem, também, optar em pagar a primeira parcela na data original.
“A Prefeitura tem que ser um facilitador para os moradores e para os empresários, e não um empecilho. Nós entendemos que o comércio, por exemplo, já está numa situação de emergência e medidas como a prorrogação do pagamento do imposto é importante para dar alívio à população e aos empresários”, diz o prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé.

