- Continua depois da publicidade -
prefeitura-de-aruja

Suzano tem programação on-line durante o Mês da Mulher

A Prefeitura de Suzano oferece neste mês de março uma série de ações especiais dedicadas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (08/03). A programação enaltece o protagonismo feminino na sociedade, sobretudo neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Devido à vigência da Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, até 19 de março, as ações planejadas serão prioritariamente remotas por meio dos canais oficiais da administração municipal.

Logo na segunda-feira, a data será marcada pelo especial “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”. O vídeo, que será lançado no canal da Prefeitura de Suzano no YouTube (www.youtube.com/PrefeituraDeSuzanoOficial), retrata a trajetória de oito mulheres inspiradoras que fazem a diferença no município. As participantes foram eleitas pelo próprio público suzanense, por meio de votação on-line ao longo do mês de janeiro.

Neste ano, o projeto está em sua segunda edição, sendo adaptado ao formato digital devido à pandemia. “No início de 2020 tivemos a nossa primeira premiação do ‘Mulheres Fazendo História’, fizemos um evento incrível e muito emocionante. Para este ano, buscamos manter a essência do projeto, contando as histórias dessas mulheres de maneira sensível e reforçando a importância da trajetória dos nomes escolhidos pelo crescimento social, político, econômico e cultural da história de Suzano”, detalhou a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi.

 

Ainda no dia 8, o Saspe lança a nona turma do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), que neste ano também acontece de maneira remota. A ação pioneira já conta com a inscrição de mais de 300 mulheres de todo o País. “Vamos oferecer aulas semanais, à distância. Os vídeos gravados serão um material exclusivo, disponibilizado gratuitamente, voltados à cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos entre as diversidades de classe social, étnico-racial, sexual e suprapartidário”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Cultura também disponibiliza neste mês a exposição “Criação”, com 20 trabalhos visuais produzidos durante o período de isolamento social por mulheres artistas de Suzano e da região. A mostra poderá ser conferida gratuitamente no tour virtual disponível em www.culturadesuzano.com.br. Para o secretário e vice-prefeito Walmir Pinto, a exposição marca o compromisso com o reconhecimento da emancipação feminina, bem como a luta por equidade social entre homens e mulheres.

 

Já a Secretaria Municipal de Saúde, que se mantém majoritariamente focada no combate à pandemia, deve exibir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) uma breve mostra fotográfica que retrata as mulheres por trás do atendimento.

 

A pasta ainda deve promover vídeos orientativos sobre a saúde feminina, por meio das redes sociais da Prefeitura de Suzano, e uma conferência on-line sobre as dimensões e os desafios no mundo do trabalho. O encontro on-line deve ocorrer no próximo dia 17 (quarta-feira), às 18 horas, no canal da administração no YouTube. A live será aberta, tendo como público-alvo as servidoras municipais.

Galeria de fotos
O protagonismo das colaboradoras da Prefeitura de Suzano também será enaltecido em uma galeria de fotos on-line no site oficial www.suzano.sp.gov.br, diante de uma ação especial encabeçada pelo Saspe em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Pública. “A ideia é dar rosto ao trabalho conjunto executado pela administração municipal. Temos mulheres incríveis em todas as secretarias, que merecem destaque pelo serviço desempenhado. O convite está aberto a todas as colaboradoras que quiserem fazer parte deste projeto ao longo do mês de março”, afirmou Larissa.

 

Por fim, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que configuram serviços essenciais em atuação durante a Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, prometem um acolhimento especial às usuárias dos serviços neste período. Nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 700 famílias são acompanhadas.

Para a comandante da GCM, Rosemary Caxito, o dia 8 de março reforça o protagonismo feminino e a luta diária pela igualdade de direitos. “Neste contexto, o combate à violência contra a mulher deve ser destacado. Sabemos que durante o isolamento social muitas vítimas estão em casa com seus agressores de maneira silenciada. Precisamos falar sobre isso e levar orientação ao público, não somente às vítimas, mas a todas as mulheres e todos os homens, para que possam cada vez mais identificar situações de violência e levar as denúncias adiante. Essa luta é de todos nós”.

InícioAlto TietêSuzanoSuzano tem programação on-line durante o Mês da Mulher